NOSSA HISTÓRIA



A fundação do LAF – LAR ANALIA FRANCO,originariamente ORPHANATO ANÁLIA FRANCO deu-se em 15 de agosto de 1916, na cidade de Dourado/SP, pelas mãos de Clélia Rocha, homenagem in vita à dama da educação brasileira. Logo após, Anália Franco conhece Clélia Rocha durante visita a Dourado/SP e, na ocasião, a dama da educação brasileira lhe faz convite para dirigir nova unidade caritativa que inauguraria na cidade de Uberaba – MG.

O trabalho, todavia, sequer teve início pois Anália Franco falecera, sem inaugurá-lo, no ano de 1919. Em 1924, transfere novamente o seu orfanato de Uberaba-MG para a cidade de São Manuel – SP, sendo que aqui permanece até os dias de hoje. Com a obtenção de uma sede própria, as atividades de geração de renda foram lentamente substituídas por outras nas quais as viagens não eram necessárias e na década de 30 o LAF já prestava serviços ao comércio local fornecendo sacos de papelão.

Em 1935, o Coronel Amando Simões, também patrono da obra assistencial, adquiriu em São Paulo – SP algumas máquinas tipográficas dando início ao serviço de impressos gráficos. Era o início da unidade de geração de renda GRAFILAR. Diante os anos de atuação no Município com trabalhos voltados as políticas da assistência social, inclusive ampliando o atendimento realizado sempre dentro da legislação vigente e o envolvimento de seus colaboradores na comunidade e nos conselhos e órgãos que norteiam esses serviços, pode-se concluir que as ações desenvolvidas atingem aos objetivos propostos.

Conforme supracitado o Lar Anália Franco, atua no Município de São Manuel desde ano de 1924, hoje considerado como equipamento de relevância na gestão de política de assistência social no município de São Manuel, é parte integrante da rede socioassistencial do município. E no ano de 2011 com a vinda da tipificação passou a ser denominado Acolhimento Institucional, recebendo acolhimento de meninos e meninas gerando um menor sofrimento ao grupo de irmãos.

Sempre vislumbrando melhores condições de atendimento na vida das crianças e adolescentes em 2016 o Lar Anália Franco, expandiu suas ações para a proteção básica, com vista na redução de crianças e adolescentes acolhidos e na busca do protagonismo infanto juvenil, com a oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitário, vindo a se estender pelos bairros do município, sempre na busca de ofertada que promovam melhorias no desenvolvimento dos nossos usuários, articulando ações que possibilitem a inclusão, promoção e o bem-estar social na convivência das crianças e adolescentes.

No ano de 2017, a organização passou a gerir o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos "Projeto Luz", localizado na São Geraldo, em São Manuel, mesmo ano que passou a desenvolver as atividades também no centro da cidade, através do "Recanto Alice Araújo", ambos atendendo crianças e adolescentes, em caráter de prevenção e de exposição à vulnerabilidades e riscos sociais. No mesmo ano, passou a oferecer à população de 30 a 59 anos o serviço denominado como "Célia Zenir", que atende cerca de 100 usuários(as).

Em 2018, encerrou as atividades do acolhimento institucional "Casa Clélia Rocha", bem como do serviço "Recanto Alice Araújo", focando nos serviços que ainda executa. Em fevereiro de 2019, inicia as atividades do Banco de Alimentos "Vó Leonor Bressanin", uma estratégia de segurança alimentar e nutricional, que distribui alimentação sem valor comercial às entidades do município, programa esse que distribuiu, no ano de abertura, cerca de 24 toneladas de alimentos a mais de 15 organizações do município e ainda para cerca de famílias amparadas pelo CRAS.

Hoje em dia, a OSC trabalha através de dois SCFV, "Projeto Luz" e "Célia Zenir", bem como através do Banco de Alimentos "Vó Leonor Bressanin”. Em 2022 iniciou o Programa de Acesso à Integração ao Mundo do Trabalho "Passando a Real".


missao

Nossa Missão

Promover o desenvolvimento de núcleos familiares e seus integrantes vulneráveis, proporcionando-lhes recursos necessários à convivência harmônica e ao desabrochar de suas potencialidades, a fim de formar cidadãos éticos, justos e solidários.

visao

Visão

Tornar-se referência de entidade beneficente, tanto na prestação de serviços assistências quanto na geração e captação de recursos, por meio de uma gestão organizada, transparente, eficiente, com uso racional dos recursos amealhados, proporcionando atendimento de qualidade.

valores

Valores

I – A ética e transparência nas ações; II – O desenvolvimento do Espirito Familiar; III – O compromisso com a Qualidade; IV – O comprometimento Institucional; V – A valorização das Competências Pessoais; VI - A Responsabilidade Socioambiental.